h1

Lá e de volta outra vez

18 janeiro, 2010

Acho que a nostalgia é inevitável. E fundamental para o crescimento do ser humano. Sem a nostalgia, sem sentirmos falta de algo que se passou, qual seria a grande vitória em seguir em frente?

Ao longo do tempo, desenvolvi uma teoria – que sem dúvida ainda precisa de desenvolvimento e revisão, mas ainda assim é uma teoria e é minha. E é a seguinte:

A nostalgia é uma decorrência do fato de que o passado é conhecido e, como tal, seguro. O presente é repleto de dúvidas, o futuro é um conjunto de possibilidades. Mas o passado… Trazemos o passado em nós mesmos e, por isso, ele é reconfortante. O passado é o lugar do certo, do imutável, do constante.

O problema é que não posso fingir que quatro anos de faculdade não me influenciaram, e aí vem o pulo do gato: o passado não é imutável. Cada vez que você o visita, você o recria, redesenha. É assim que o passado, progressivamente, vai ficando mais alegre, mais colorido e mais vivo. Porque você tira a poeira, apaga os erros, reforça os acertos.

Faz muito tempo, eu decidi que viveria no presente. Não sou tão boa em recriar meu passado, que parecia ficar cada vez mais soturno conforme eu o visitava. Decidi que era melhor deixá-lo como tal: para trás. E aprendi a ver as pequenas belezas do hoje, a poesia do agora.

Paradoxalmente, isso me fez perceber que o passado, o meu passado, não é o lugar obscuro que coloquei. Claro, meus erros estão lá, mais gritantes agora do que nunca. Mas também vejo meus acertos. Depois de viver no hoje, consigo olhar o ontem com muito mais confiança em mim mesma. Confiança no que faz o que sou hoje. Fiz as pazes com meu passado.

Mas, ainda assim, continuo preferindo a nostalgia do não-vivido.

One comment

  1. Parece minhas aulas de teoria literária. Você poderia dar aula na Letras rs.



Deixe uma resposta

