h1

rascunho fotográfico

18 janeiro, 2011

Sabe o que é engraçado? Sempre gostei de tirar fotos, mas tenho nervoso de ver fotos minhas antigas.

Por mais montada e forçada que seja a foto, ela representa um instantâneo. Um flash, uma piscada de olhos, um segundo, e está lá, marcado, gravado, fotografado. E aquilo ali nunca mais vai voltar a ser. Aqueles carros na 5ª Avenida nunca mais passarão daquele jeito, as ondas do Leblon nunca mais baterão daquela forma, a flor no seu quintal nunca mais estará daquele jeito. Não é por isso que tiramos fotos? Para guardar uma coisa fugidia, que no segundo depois pode não ser mais?

Coração de gente é parecido com filme de fotografia: um segundo de exposição e uma marca que pode durar décadas.

Aí não sei se é bom ou não termos entrado na era das câmeras digitais…

4 comentários

  1. É uma droga, porque nelas você pode alterar a coisa toda depois que a foto já foi tirada, o que vai contra todo o propósito da fotografia.

    Câmera digital é um retorno à pintura tradicional.

  2. Sempre gostei de encarar as fotografias como lembranças. Guardo algumas pra me lembrar de como era ou como foi, outras para lembrar de como poderia ser e o que devo mudar.

    Eu gosto de guardar.

  3. tento ignorá-las: me sinto velho sempre que vejo fotos – você não?

  4. Certa vez, numa comédia romântica bem clichê, eu ouvi dizer que um álbum de retrato nos deixa a marca dos momentos mais felizes, aqueles que acreditamos valer a pena congelar. Mas a vida realmente acontece nos dias que nos levam de uma fotografia a outra.

    Deveríamos querer guardar em folhas de papel todos os momentos (inclusive os que achamos que não vale a pena)? Ou deixar a memória fazer, sozinha, o serviço de seleção dos momentos mais importantes das nossas vidas?

    Love ya.